1 de dezembro de 2021

Qual a quantidade ideal de exercícios físicos para um idoso?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), idosos devem realizar de 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana, ou, de 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa por semana.

Com o passar dos anos, nosso organismo vai se transformando e passando por consequências da idade. A prevenção de muitos problemas de saúde que podem surgir com a idade é feita através da prática regular de atividade física. Além disso, também ajuda os músculos a ficarem mais fortes, para que você possa continuar fazendo suas atividades do dia-a-dia sem se tornar dependente de outras pessoas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) traz alguns dados sobre idosos fisicamente ativos têm:

taxas mais baixas de doença cardíaca coronária, hipertensão, acidente vascular cerebral, diabetes, cólon e câncer de mama, um maior nível de aptidão cardiorrespiratória e muscular,

massa e composição corporal mais saudáveis e saúde óssea aprimorada; e

níveis mais elevados de saúde funcional, menor risco de queda e melhor função cognitiva.

Para se manter com a saúde equilibrada, mas entendendo suas limitações, a OMS coloca que idosos devem realizar de 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana, ou, de 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa por semana. Dentre essas, as atividades aeróbicas devem ser realizadas em sessões de pelo menos 10 minutos de duração.

A perda gradual da mobilidade faz com que acabem surgindo dificuldades no dia-a-dia dos idosos, porém, a prática de atividade física de 3 a 5 dias da semana, ajudam no equilíbrio, podendo assim prevenir quedas.  Além disso, atividades de fortalecimento muscular, envolvendo os principais grupos musculares, devem ser feitas em 2 ou mais dias por semana.

Quando os idosos não conseguem fazer as quantidades recomendadas de atividade física

devido às condições de saúde, eles devem ser ativos fisicamente quanto suas habilidades e as condições permitem. Porém, a OMS reforça que  devem começar com pequenas quantidades de atividade física e gradualmente aumentar a duração, frequência e intensidade ao longo do tempo, pois terão benefícios adicionais à saúde quando eles se tornarem mais ativos.

A Academia Corpus apresenta um plano 60+, dedicado a esse público que procura uma melhora na sua saúde e um cuidado necessário.

Fonte: Organização Mundial de Saúde