Dicas para uma boa alimentação pré-treino - Corpus Academia

Dicas para uma boa alimentação pré-treino

30 junho 2016

dicas-alimentacao-pre-treino

DICAS PARA UMA BOA ALIMENTAÇÃO PRÉ-TREINO

Para praticantes de atividades físicas essa refeição é uma das mais importantes do dia, pois influencia diretamente no rendimento do treino.

 

Guilherme Boratto Berbecka, nutricionista especializado na área esportiva e que oferece atendimento personalizado aos alunos da Corpus Academia, indica que o ideal é que essa refeição seja sólida e feita em média 45 minutos antes do treino para que não seja desviado o fluxo sanguíneo para o estômago durante o treinamento.

Proteínas devem ser de alto valor biológico (origem animal), disponibilizando grandes proporções de aminoácidos na corrente sanguínea. Elas são a matéria prima para a construção, recuperação e manutenção da massa muscular, além de atuar no sistema imunológico.

Os Carboidratos fornecem energia, armazenados pelo nosso organismo na forma de glicogênio, estes serão disponibilizados durante o exercício conforme a necessidade individual. Os carboidratos deverão ser complexos e de baixo/médio índice glicêmico, a fim de garantir uma liberação lenta e estabilidade nos níveis de insulina no sangue. O contrário (carboidratos simples) causaria uma absorção muito rápida, com picos de insulina que contribuiriam para o armazenamento na forma de gordura e uma possível hipoglicemia de rebote durante o treino.

Os lipídios devem evitados no pré-treino, a gordura contribui para o retardamento do esvaziamento gástrico. Também possuem função energética, porém pouco disponibilizada na maioria dos casos, o corpo utilizará a glicose como fonte de energia e não os lipídios.

Atenção para os níveis de gordura ingeridos nas proteínas, preferir as mais magras e preparações grelhadas, assadas ou cozidas

Proteínas indicadas:
– Frango, carnes e peixes magros, ovos (preferencialmente claras), peito de peru ou presunto magro (com moderação), queijos magros (ricota, cottage, minas), pasta de amendoim.

Carboidratos indicados:
– Arroz integral, tapioca, batata doce, aipim, cereais s/ açúcar (aveia, granola), frutas como maçã, mamão e pêra, pães e derivados 100% integral.

Guilherme Boratto Berbecka – CRN-8:6083


Sobre o nutricionista Guilherme Boratto Berbecka:

Graduado em nutrição em 2009, especialista na área esportiva desde 2011, atuante em nutrição clinica com ênfase esportiva, atuando junto a diversas modalidades, acompanhando atletas profissionais, demais pessoas que objetivam benefícios estéticos e melhora de quadro patológico onde a nutrição possa ser aplicada.

Serviços
– Planejamento de cardápios personalizados levando em conta condições individuais e hábitos;
– Cálculo de consumo calórico e adequação da dieta ao treino proposto pelo profissional de educação física, levando em conta variações de estímulos (tensionais e metabólicos);
– Trabalho voltado também para as terapias de reposição hormonal, modulação, indicada por médicos especializados;
– Prescrição e manipulação de suplementos alimentares.

Metodologia
– Consulta presencial com coleta de dados relevantes para elaboração do planejamento alimentar: hábitos de vida, funcionamento intestinal, objetivo, histórico de saúde, avaliação de composição física, entre outros;
– Posterior entrega do material proposto (via e-mail) com cardápio de trocas, orientações qualitativas para criação de hábitos saudáveis, resultado da avaliação física e sugestão de suplementação quando necessário;
– Retorno opcional para dúvidas, apresentação da dieta, alterações na proposta.

Objetivos
– Qualidade de vida;
– Ganho de massa muscular;
– Perda de gordura;
– Ganho ou perda de peso, mudança de categoria (atletas);
– Ganho de rendimento físico.